“Encantalendo” motiva alunos a apreciar leituras sobre as diferenças

0
55

Curiosidade, imaginação e construção de novos conhecimentos e competências por meio da leitura. Os 130 alunos do CIEP “Charles Keese Dodson” participaram do projeto “Encantalendo”. As crianças puderam apreciar a leitura do livro que escolheram e discutir sobre a história em um momento lúdico e de muita alegria. O tema dos títulos selecionados para este ano foi o respeito pelas diferenças. O projeto segue com novas leituras nas próximas semanas e também em diversas escolas.

Os livros sobre a temática foram escolhidos pelos professores buscando enredos que faziam parte da vida dos alunos. Os títulos “A Cicatriz”, de Ilan Brenman, “Maria Borralheira”, de Silvio Romero, “O Bicho Medo”, de Eliane Pimenta, “Cabelo com Jeito Diferente”, de Lúcia Fidalgo, e “Elmer O Elefante Xadrez”, de Dabid Mckee, ficaram disponíveis aos alunos no mural. Eles escolheram seus preferidos, efetuaram a inscrição, participaram da leitura das resenhas.

Após a sessão simultânea em que os professores emprestaram suas vozes e interpretações, houve a interação entre os alunos das diferentes leituras. Tais vivências são essenciais para a formação de novos leitores, com a promoção da autonomia, gosto pela leitura e até de novos escritores.

O “Encantalendo” foi instituído em 2017 pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste como projeto permanente na Rede Municipal de Ensino. A prática envolve professores, equipe escolar e alunos de todas as idades, dos bebês até os adultos, durante todo o ano letivo. O estímulo à leitura é rotina nas escolas municipais e as atividades são desenvolvidas por meio de diversos projetos pedagógicos, como Sarau de Poesia, Amigos Leitores, Sarau Literário, Sacola Afro, Teatro de Leitores e o Recitar.