Saúde

Vereadora Esther promove reunião entre doulas e secretárias municipais

0
A vereadora Esther Moraes (PL) promoveu, nesta quarta-feira (6), reunião entre um grupo de doulas e as secretárias municipais de Saúde, Lucimeire Rocha, e de Governo de Santa Bárbara d’Oeste, Patrícia Marques. O objetivo desse encontro era discutir a inclusão dessas profissionais, que auxiliam a gestante durante toda a gravidez, parto e puerpério (período após o nascimento do bebê), assim como do plano de parto, na assistência obstétrica de Santa Bárbara d’Oeste.
Na conversa desta tarde, foi agendada uma nova reunião entre as doulas e representantes da maternidade da Santa Casa de Misericórdia (Hospital Santa Bárbara). No ano passado, essas profissionais se manifestaram na Câmara barbarense a favor do cumprimento da Lei Municipal 3.778/2015, que dispõe sobre a presença de doulas durante o parto nas maternidades do Município. Sob a justificativa da pandemia, essa lei estava sendo descumprida.
“As doulas contribuem para o bem-estar psicológico das gestantes e para a realização de partos humanizados, em que as mulheres voltam a ser as protagonistas do nascimento, tendo suas vontades e seus direitos respeitados. Esse apoio também ajuda a coibir casos de violência obstétrica”, afirma Esther Moraes. Com relação ao plano de parto, a parlamentar destaca que esse documento, elaborado pelas grávidas, pode adquirir caráter oficial se protocolado no hospital onde a criança nascerá, evitando que os médicos realizem qualquer procedimento sem autorização da mulher, muitas vezes numa situação fragilizada durante o parto.
A vereadora também aponta que, durante a reunião, as secretárias municipais foram bastante receptivas à ideia de inclusão de doulas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), assim como no futuro Centro de Referência em Saúde da Mulher, com o intuito de auxiliar gestantes, parturientes e mães de recém-nascidos, levando informações a essas mulheres, garantindo suporte físico e emocional. “No geral, as doulas contribuem para uma experiência de parto mais positiva e satisfatória, com menos dor e menos cesáreas desnecessárias. A participação delas também diminui o risco de partos com fórceps, assim como de depressão pós-parto, além de facilitar o processo de amamentação”, explicou Esther.
sbnews

Kickboxing: Lutador barbarense entra em ação no Spartans K1 Rules

Previous article

Seguem campanhas de vacinação contra gripe e sarampo em Santa Bárbara

Next article

You may also like

Comments

Comments are closed.

More in Saúde